Vitória e Domínio é o sétimo álbum de estúdio da cantora gospel Melissa, lançado de forma independente em 2002.
Neste projeto estão reunidos dois talentosos produtores: Tutuca Borba, e Pedro Braconnot, que conseguiram um resultado belíssimo, exatamente na proporção de beleza da voz que a Melissa possui.
1. Voz no deserto
A primeira faixa que abre o álbum tem uma mensagem bem reconfortante. O tipo de letra que podemos classificar como providencial, a melodia carrega um misto de suavidade e grandiosidade num contraste que trás o polimento artístico que é próprio dos trabalhos e estilo da Melissa, desde os seus primeiros trabalhos. Canção assinada pela própria cantora.
2. Vitória E Domínio
A segunda faixa, que também é composição de Melissa, chega embalando num compasso bem leve, tranquilo, e com uma mensagem de adoração e oração. Nessa música, a presença dos backing vocals é bem destacada, e faz uma dinâmica muito boa e equilibrada com o volume da voz da cantora.
3. A Quem Temerei ?
Nessa próxima faixa, somos convidados a consagrar a nossa vida ao Senhor. Com mais esta composição, ela traz uma letra que nos faz querer oferecer, junto com ela, cada frase a Deus em oração. Os arranjos são bem equilibrados, e transmite um sentimento de paz e segurança.
4. Coração De João
Essa faixa é divide a composição com o Tutuca Borba. É como se estivéssemos diante do Senhor, prostrados, com o rosto em terra, temerosos e honrados por ter uma missão divinal diante e para Aquele que é dono de tudo.
5. Está Na Hora De Voltar
Essa composição traz uma letra com mensagem para aqueles que estão afastados dos caminhos do Pai. A música convida ao filho pródigo reconhecer que está na hora de voltar. É um tema bastante clássico, porém, na criação musical de Melissa, se apresenta com uma chamada bastante original e pouco comum. Algo que ela sabe muito bem construir em seus trabalhos.
6. Providência Divina
Nesta faixa temos uma versão, e, vamos combinar que a Melissa tanto é boa para compor, como para fazer versões musicas internacionais para o português. A melodia dessa música é absolutamente transcendental. Para completar a letra, uma interpretação que transmite uma paz que não se pode mensurar. É o tipo de conjunto (melodia, letra e interpretação) que emocionam muito facilmente.
7. Num Lugar Celestial
Segunda versão de música internacional, Melissa trás essa balada absolutamente cativante. Daquelas que embalam sonhos, desejos, e mais todos os melhores sentimentos que se podem ter. Essa é faixa que, na minha opinião, divide o álbum, saindo de um conjunto de músicas mais profundas, no sentido mais íntimo e comovente, e passando para uma construção mais leve e animada - incluído os ritmos.
8. Me Purifica
Aqui somos surpreendidos com um forró pentecostal. Alguém já imaginou Melissa cantando um forró? Pois é. Com essa música, a cantora mostrou sua desenvoltura vocal e de interpretação passeando por um estilo bem alheio ao seu habitual estilo musical. O resultado foi maravilhoso.
9. Independentes
Mais uma composição animada e muito bem construída com rimas brilhantemente involutas. Uma das músicas do álbum com letra mais fácil de aprender. É aquele estilo de música fácil de "pegar" na memória.
10. Cuida De Mim
Aqui o álbum volta a um ritmo menos acelerado, e numa letra em forma de oração a Deus, pedindo o Seu cuidado, e reconhecendo Ele como o nosso Rei e Salvador. Mais uma música que ao ouvir, é fácil nos sentirmos convidados a oferecer cada palavra em oração e louvor a Deus.
11. Eu Agradeço
Pra fechar o álbum, uma canção de agradecimento, e também numa dinâmica mais animada. Dá pra perceber a felicidade e o verdadeiro sentimento de gratidão na voz da cantora, principalmente, em cada "eu agradeço". Bastante comunicativa esse tipo de expressão na interpretação... Você vai se contagiar.
Podemos observar nesse álbum uma construção com um bom jogo de equilíbrio das canções mais concentradas e reflexivas, com canções mais leves e de rápida assimilação. E, como sempre é destaque, também temos mais um trabalho com a interpretação marcante de uma das mais respeitadas solistas feminina da música gospel.
*Análise feita por: Anderson Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário