Leve, pois, na mão esta vara, com o qual você fará os sinais. Êxodo 4.17
A vara era indispensável, ela teria de ser levada onde quer que Moisés fosse, pois a obra que ele teria de realizar na libertação do povo de Israel do Egito não seria feita por sua força, capacidade ou inteligência, mas só seria possível através do Poder de Deus, pois somente com a fé, a vara, é que se faz a vontade de Deus. Isso serve para nós também!
Todo nosso trabalho, toda nossa vida, tudo o que desejamos e até a nossa Salvação depende da fé, pois é através dela, e só dela, que o Espírito Santo poderá nos usar para fazer a Obra que Deus quer que realizemos neste mundo.
Infelizmente, com o passar dos anos, muitos têm perdido a visão da necessidade de se viver a fé sacrificial e começam a querer “curtir a sua vida”, a fazer a Obra de Deus no piloto automático, confiando em sua experiência, em seu tempo de obra, em suas “influências”, em seus conhecimentos…
Por isso temos tantos “ex”, pois eles não atentaram para essa realidade e terminaram fracassando em sua vida pessoal e também em seu ministério.
Nunca podemos nos esquecer dos princípios da nossa relação com Deus, da pureza das nossas intenções, dos objetivos que nos levaram a servir a Deus, da fé audaciosa e determinada que nos levou a sacrificar toda a nossa vida para servir.
Por isso, Deus ordenou que Moisés sempre levasse a vara.
Ela era parte da missão, não podia ser deixada de lado, não podia ser esquecida.
O sucesso do homem de Deus está em nunca deixar de lado a “vara” que Deus lhe deu.
Por isso, é indispensável alimentar e manter acesa a chama da nossa fé, do nosso primeiro amor, do temor a Deus. E só é possível obter isso através de uma comunhão íntima, profunda e diária com Deus.
Se nos empenharmos nisso, nossa fé se manterá sempre pura, viva e pronta para sacrificar o que seja necessário, resultando em frutos para o nosso Deus, e frutos que vão permanecer.
Nunca podemos nos esquecer da nossa vara (fé)!
Para onde quer que formos ou sejamos enviados, ela deve ser a primeira na bagagem, pois é com a fé que faremos a Glória de Deus ser vista, é com ela que conquistaremos nações, povos, cidades inteiras para o nosso Salvador, sem perder o mais importante: a nossa Salvação!