terça-feira, 23 de outubro de 2012

::: Noticias :::


A música gospel morde uma fatia do bolo autoral

Publicado em 27-01-2011
Tagsdireitos autorais  
Em abril de 2010, segundo o ECAD, Sérgio Lopes foi o 7º compositor que mais arrecadou direitos autorais
Segundo dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), a música cristã nacional está mordendo uma boa fatia do bolo dos direitos autorais. No mês de abril de 2010, por exemplo, entre os 50 maiores arrecadadores de direito autoral de execução nos órgãos da mídia, havia vários intérpretes de música gospel e um de música católica, totalizando 9% dessa parcela de pagamento aos compositores.

Da relação constam Pe. Zezinho (5º); Sérgio Lopes (7º); Beno César e Solange de César (9º e 10º); Marcelo Crivela (13º); Alda Célia (16ª);  Rogério Luiz (19º); André Valadão (20º); Lázaro (21º); Anderson Freire (23º); Joselito (25º); Marcelo Domingues (26º); Kelly Danese (27º); Marcelo Nascimento (29º); Melissa (32ª); Giovani Santos (36º); Nelson Ned (43º); e Marco Aurélio (45º).

Vale ressaltar que a maioria dessa arrecadação provém da Rede Aleluia, do grupo da Igreja Universal, inclusive os autores mencionados, que se não são do cast da gravadora Line Records, no passado o foram.

A Rede Record (TV e rádio) é fidelíssima no cumprimento da obrigação com o direito autoral, enquanto as outras emissoras, destoando da Record (o trocadilho musical é viável), efetuam depósitos judiciais por força de ações movidas pelo ECAD em desfavor das mesmas.
Elvis Tavares é advogado, cantor, compositor, produtor e manager da EFRATA MUSIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário